relogio

terça-feira, 3 de setembro de 2013

FICHAMENTO AEE




Através do que foi estudada na disciplina de AEE, a função deste profissional é observar a realidade do aluno, identificar problemas e criar possibilidades adequadas à superação das barreiras que o impede, de se desenvolver plenamente na escola e fora dela. Articular parcerias com outros profissionais de áreas afins; elaborar plano de ação de AEE, propor serviços e recursos de acessibilidade ao conhecimento. Também é seu papel, produzir materiais de apoio ao processo de ensino aprendizagem, tais como: transcrever, adaptar, confeccionar, ampliar, gravar, de acordo com as necessidades dos alunos. Acompanhar o uso dos materiais na sala de aula do ensino regular verificar a funcionalidade e aplicabilidade, os efeitos, possibilidades, limites. Orientar professores do ensino regular e familiares  do aluno à utilizar materiais e recursos. Promover formação continuada, para os professores do ensino comum e para a comunidade escolar em geral. Na Sala de Recursos Multifucionais (SRM) o professor de AEE também deve oferece Tecnologia Assistiva(TA).
        A peça fundamental para o bom desenvolvimento do trabalho do professor do AEE é o estudo de caso. Onde professor do AEE inicia este trabalho pela proposição do caso fazendo uma pesquisa tendo como principal objetivo conhecer a realidade do aluno a fim de se apropriar do caso. Sendo assim, faz-se a coleta de dados sobre o aluno: idade, série, escolaridade, tipo de deficiência. Desta forma inicia-se a coleta de dados sobre o gosto e preferências do aluno e como ele se comporta no ambiente escolar. Na próxima etapa, coleta-se informações sobre a escola e a família do aluno. O professor do AEE deverá conhecer e coleta de dados sobre o aluno: idade, série, escolaridade, tipo de deficiência. A partir daí, inicia-se a coleta de dados sobre o gosto e preferências do aluno e como ele se comporta no ambiente escolar. Na próxima etapa, coleta-se informações sobre a escola e a família do aluno. O professor do AEE deverá conhecer e descrever o contexto educacional ao qual o aluno esta inserido, dificuldades habilidades, para só então dar início ao Estudo de caso.
        Portanto o estudo de caso é dividido em 4 etapas: Proposição do caso; Análise e classificação do problema; Estudo e identificação do problema; Solução do problema. Depois de toda esta pesquisa o professor do AEE tem condições para contribuir para a aprendizagem e desenvolvimento do aluno atendido na SRM, e propor ações em parceria com o professor de sala de aula.  Plano bem elaborado e reflexivo e com as adequações necessárias, certamente contribuirá para  a  aprendizagem e desenvolvimento  do aluno tanto no contexto escolar, familiar e social. Procurando trabalhar assim o professor de AEE está cumprindo o seu papel que é de levar o educando da Educação Especial a ter maior participação e autonomia na realização de suas atividades acadêmicas e pessoal e contribuindo para o crescimento de uma sociedade mais justa e igualitária.

2 comentários:

  1. Eliana

    Parabéns pela atividade realiza, contextualizada com a proposta de inclusão da SRM/AEE.

    Beijos
    Ana Rita

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  2. Obrigada professora
    pelo comentário!
    Boa Noite!!!
    Beijos
    Eliana

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