Através do que foi estudada
na disciplina de AEE, a função deste profissional é observar a realidade do
aluno, identificar problemas e criar possibilidades
adequadas à superação das barreiras que o impede, de se desenvolver plenamente
na escola e fora dela. Articular parcerias com outros profissionais de áreas
afins; elaborar plano de ação de AEE, propor serviços e recursos de
acessibilidade ao conhecimento. Também é seu papel, produzir materiais de apoio
ao processo de ensino aprendizagem, tais como: transcrever, adaptar,
confeccionar, ampliar, gravar, de acordo com as necessidades dos alunos.
Acompanhar o uso dos materiais na sala de aula do ensino regular verificar a
funcionalidade e aplicabilidade, os efeitos, possibilidades, limites. Orientar
professores do
ensino regular e familiares do aluno à
utilizar materiais e recursos. Promover formação continuada, para os
professores do ensino comum e para a comunidade escolar em geral. Na
Sala de Recursos Multifucionais (SRM) o professor de AEE também deve oferece Tecnologia
Assistiva(TA).
A peça fundamental para o bom desenvolvimento do trabalho do professor do AEE é o estudo de caso. Onde professor do AEE inicia este trabalho pela proposição do caso fazendo uma pesquisa tendo como principal objetivo conhecer a realidade do aluno a fim de se apropriar do caso. Sendo assim, faz-se a coleta de dados sobre o aluno: idade, série, escolaridade, tipo de deficiência. Desta forma inicia-se a coleta de dados sobre o gosto e preferências do aluno e como ele se comporta no ambiente escolar. Na próxima etapa, coleta-se informações sobre a escola e a família do aluno. O professor do AEE deverá conhecer e coleta de dados sobre o aluno: idade, série, escolaridade, tipo de deficiência. A partir daí, inicia-se a coleta de dados sobre o gosto e preferências do aluno e como ele se comporta no ambiente escolar. Na próxima etapa, coleta-se informações sobre a escola e a família do aluno. O professor do AEE deverá conhecer e descrever o contexto educacional ao qual o aluno esta inserido, dificuldades habilidades, para só então dar início ao Estudo de caso.
Portanto o estudo de caso é dividido em 4 etapas: Proposição do caso; Análise e classificação do problema; Estudo e identificação do problema; Solução do problema. Depois de toda esta pesquisa o professor do AEE tem condições para contribuir para a aprendizagem e desenvolvimento do aluno atendido na SRM, e propor ações em parceria com o professor de sala de aula. Plano bem elaborado e reflexivo e com as adequações necessárias, certamente contribuirá para a aprendizagem e desenvolvimento do aluno tanto no contexto escolar, familiar e social. Procurando trabalhar assim o professor de AEE está cumprindo o seu papel que é de levar o educando da Educação Especial a ter maior participação e autonomia na realização de suas atividades acadêmicas e pessoal e contribuindo para o crescimento de uma sociedade mais justa e igualitária.
A peça fundamental para o bom desenvolvimento do trabalho do professor do AEE é o estudo de caso. Onde professor do AEE inicia este trabalho pela proposição do caso fazendo uma pesquisa tendo como principal objetivo conhecer a realidade do aluno a fim de se apropriar do caso. Sendo assim, faz-se a coleta de dados sobre o aluno: idade, série, escolaridade, tipo de deficiência. Desta forma inicia-se a coleta de dados sobre o gosto e preferências do aluno e como ele se comporta no ambiente escolar. Na próxima etapa, coleta-se informações sobre a escola e a família do aluno. O professor do AEE deverá conhecer e coleta de dados sobre o aluno: idade, série, escolaridade, tipo de deficiência. A partir daí, inicia-se a coleta de dados sobre o gosto e preferências do aluno e como ele se comporta no ambiente escolar. Na próxima etapa, coleta-se informações sobre a escola e a família do aluno. O professor do AEE deverá conhecer e descrever o contexto educacional ao qual o aluno esta inserido, dificuldades habilidades, para só então dar início ao Estudo de caso.
Portanto o estudo de caso é dividido em 4 etapas: Proposição do caso; Análise e classificação do problema; Estudo e identificação do problema; Solução do problema. Depois de toda esta pesquisa o professor do AEE tem condições para contribuir para a aprendizagem e desenvolvimento do aluno atendido na SRM, e propor ações em parceria com o professor de sala de aula. Plano bem elaborado e reflexivo e com as adequações necessárias, certamente contribuirá para a aprendizagem e desenvolvimento do aluno tanto no contexto escolar, familiar e social. Procurando trabalhar assim o professor de AEE está cumprindo o seu papel que é de levar o educando da Educação Especial a ter maior participação e autonomia na realização de suas atividades acadêmicas e pessoal e contribuindo para o crescimento de uma sociedade mais justa e igualitária.
Eliana
ResponderExcluirParabéns pela atividade realiza, contextualizada com a proposta de inclusão da SRM/AEE.
Beijos
Ana Rita
Obrigada professora
ResponderExcluirpelo comentário!
Boa Noite!!!
Beijos
Eliana