relogio

domingo, 29 de setembro de 2013

Jogo muito criativo para ajudar no desenvolvimento do aluno com Deficiência Intelectual



CARAS E CARETAS



http://img12.imageshack.us/img12


Objetivos
»» Trabalhar de forma lúdica a tonicidade orofacial, exercitando o aprendizado de diferentes expressões faciais.
»» Desenvolver o sistema sensório-motor oral: lábios, língua, musculatura oral e das funções de mastigação, deglutição e respiração.

Obs.: Esse brinquedo não é recomendável para menores de 3 anos por conter partes
pequenas que podem ser engolidas.

Componentes
»» Painel feito em tecido, com dupla face, medindo 50 cm x 30 cm, sendo uma face em brim e a outra em orlom, com diferentes elementos fixados (olhos, narizes, bocas, orelhas e perucas de cores variadas). Os elementos feitos de tecido macio, colorido com preenchimento de fibra siliconizada agradáveis ao tato.
»» Os cabelos são feitos de cores e tipos diferentes.
»» Cabeça com 70 cm de diâmetro, feita de tecido orlom para facilitar a fixação dos elementos. Seu preenchimento é de fibra siliconizada. Possui uma alça na extremidade
superior para melhor afixá-lo.

Utilização
»» A cabeça deve ser colocada numa posição que facilite o manuseio pela(s) criança(s).
»» O mediador deverá solicitar que as crianças examinem os materiais, sintam a forma, a cor e textura das quais o material é feito.
»» O mediador deverá apontar e nomear os elementos, observando os detalhes e a posição que devem ocupar na cabeça (em cima, embaixo, à direita, à esquerda, curto e comprido), fazendo a comparação com o próprio corpo da criança.
»» Depois da cabeça montada, exercitar as emoções ali representadas.

Obs.: É importante destacar que, durante a brincadeira com as crianças, o mediador
deverá trabalhar a oralização.


3 comentários:

  1. Olá Eliana!

    Parabéns pelo jogo postado, ele realmente é muito criativo e com certeza vai ajudar no desenvolvimento do aluno com deficiência intelectual, principalmente no reconhecimento de seu próprio rosto e suas reações faciais e orais. Este jogo favorece uma maior percepção individual de seu rosto, conscientizando-o de cada parte, de seus nomes, bem como suas funções e o ajudará a adquirir um melhor controle de seus movimentos faciais.

    Um grande abraço !
    Josenira Freitas

    ResponderExcluir
  2. Olá Eliana,
    Parabéns pela indicação, eu não conhecia esse jogo mas achei super criativo e fácil de construir. É muito atrativo e com certeza as crianças se sentirão muito estimuladas a jogar. Gostei muito da sua colocação a respeito da oralização na hora do jogo para que o mesmo possa ir internalizando e memorizando o que está sendo trabalhado através do jogo.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada meninas pelos comentários!

    Fico feliz por terem gostado do jogo, pois este recurso realmente envolve o sujeito com o objeto dando-lhe a oportunidade de transforma-lo e isso favorece ao aluno diversas possibilidades de aprendizagem.

    Beijos.
    E até a próxima!!!
    Psicopedagoga Eliana

    ResponderExcluir