relogio

domingo, 15 de junho de 2014

Utilização do PCS na aprendizagem do aluno com dificuldades na comunicação.




Utilização do  PCS  na aprendizagem do aluno com dificuldades na comunicação.

OS PEC’S
Um dos sistemas simbólicos mais utilizados em todo o mundo é o PCS - Picture Communication Symbols, criado em 1980 pela fonoaudióloga estadunidense Roxanna Mayer Johnson. No Brasil o PCS foi traduzido como Símbolos de Comunicação Pictórica. O sistema PCS possui como características: desenhos simples e claros, fácil reconhecimento, adequados para usuários de qualquer idade, facilmente combináveis com outras figuras e fotos para a criação de recursos de comunicação individualizados. São extremamente úteis para criação de atividades educacionais. O sistema de símbolos PCS está disponível no Brasil por meio do software Boardmaker.

Mitos e ideias errôneas sobre o que é o PECS

Mito 1: Se usarmos figuras de qualquer tipo estamos usando PECS. Muitas vezes, o uso de figuras para auxiliar na compreensão de instruções verbais ou como suportes visuais (por exemplo, em rotinas ou agenda) é rotulado como PECS. Reconhecemos que essas habilidades são importantes, porém isso não é PECS. O PECS propicia essencialmente a comunicação expressiva isto é, dá às pessoas que apresentam dificuldades de comunicação uma forma funcional de expressar suas necessidades, escolhas e vontades. As pessoas aprendem a usar figuras para se comunicar expressivamente.

Mito 2: Usando o PECS o desenvolvimento da fala será inibido. Em vez de dificultar o desenvolvimento da fala, o PECS irá promovê-la. Pesquisas indicam que quando o PECS é implementado, a fala pode emergir em muitas pessoas. Elas primeiro aprendem ‘como’ se comunicar, ou seja, quais são as regras básicas da comunicação e, em seguida, o uso da fala é promovido através de oportunidades (utilizando altos níveis de reforçadores), fornecendo condições ideais para o aparecimento e desenvolvimento de vocalizações. A fala é um dos resultados do uso do PECS, entretanto, ela não pode ser garantida. Para aquelas pessoas que não desenvolvem a fala, o PECS fornece um sistema de comunicação alternativo excelente e essa aprendizagem pode ser transferida para o uso de aparelhos de alta tecnologia.


Mito 3: O PECS é apenas para pessoas que não falam. O PECS fornece um sistema de comunicação muito eficaz para pessoas que não falam e também ensina habilidades importantes para aquelas que falam. O PECS estimula o desenvolvimento da fala e ainda fornece as ferramentas necessárias para o aprendizado de habilidades de comunicação, iniciação e linguagem. O PECS enfatiza o ensinamento de como uma pessoa se aproxima da(s) outra(s) para iniciar a comunicação interativa. Muitas pessoas são capazes de falar usando uma gramática e um vocabulário ricos, porém só são capazes de fazê-lo se alguém iniciar a conversa. O PECS fornece um meio para essas pessoas aprenderem habilidades sociais e de iniciação da comunicação. O PECS também pode ser usado para ensinar linguagem e expandir o vocabulário. Para pessoas que falam apenas palavras soltas, mas não formulam frases simples, o PECS pode ajudar a expandir o uso do discurso. Para aquelas que têm vocabulário limitado a alguns tópicos, o PECS pode fornecer as ferramentas necessárias para ampliá-lo.

Mito 4: O PECS é apenas para crianças mais novas. O PECS tem sido usado ao redor do mundo com pessoas entre 14 meses e 85 anos, apesar de o processo de aprendizagem poder variar para pessoas de idades diferentes e dificuldades de comunicação diversas. O PECS é um sistema de comunicação eficaz e funcional para todas as idades. O PECS pode ser um sistema de comunicação alternativa (único método) para aqueles que não falam ou um sistema de comunicação aumentativa (suplementar) para aqueles que falam.

Agora vejamos algumas atividades utilizando os PECS;

Publico alvo: estas atividades são destinadas a pessoas com dificuldades na comunicação oral, pode ser utilizada por crianças e adultos que necessitem deste recurso para facilitar sua comunicação diária e pode ser adaptadas conforme as necessidades das mesmas.

1ª Atividade:
 

 
 Esta atividade permite ao aluno compreender as ordens e regras sociais praticadas dentro da rotina escolar, ajuda a pessoa com dificuldades de comunicação a adaptar-se na escola seja ela criança ou jovem.

2ª Atividade:
                                                                                                                                             
                                                                        
 



    Nesta atividade pode ser empregada na escola e em casa para ajudar o aluno na socialização e no autocontrole pessoal, demostrando através das gravuras ações que podem ajudar na compreensão das regras sociais.

3ª Atividade:


 


 

 Nesta atividade o aluno irá compreender determina expressões do cotidiano que irá lhe ajudar no desenvolvimento da interação e comunicação com seus pares.

Na SRM o professor do AEE poderá realizar estas atividades com aluno para auxiliar seu desenvolvimento da comunicação oral ou caso o aluno não consiga efetivamente se comunicar poderá ser utilizada, a fim de, trabalhar as regras e normas sociais e também poderá desenvolver sua compreensão no que se refere ao modo de interagir e relacionar-se no meio social com o proposito de dar mais autonomia ao usuário. Portanto vale salientar que este material deve ser adaptado aos interesses do aluno, para garantir sua motivação e compreensão.

Fonte Bibliografica:

·         Caderno- pedagógico- autismo/ pdf

Um comentário:

  1. Adorei a escolha das figuras. As da primeira atividade, esboçam perfeitamente as atividades que são realizadas na escola, além de ensinar de forma clara e objetiva as regras sociais vivenciadas lá. As da segunda atividade, também abordando regras sociais, podem ser utilizadas nos âmbitos escolar e familiar e apresentam também muita objetividade. As figuras da terceira atividade são excelentes para interação social em casa e na escola. Vou copiar. Parabéns...

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