Utilização
do PCS na aprendizagem do aluno com dificuldades na
comunicação.
OS PEC’S
Um dos sistemas simbólicos mais utilizados em todo
o mundo é o PCS - Picture Communication Symbols, criado em 1980 pela fonoaudióloga
estadunidense Roxanna Mayer Johnson. No Brasil o PCS foi traduzido como
Símbolos de Comunicação Pictórica. O sistema PCS possui como características: desenhos simples e claros, fácil
reconhecimento, adequados para usuários de qualquer idade, facilmente combináveis com outras figuras e fotos para a criação de recursos de
comunicação individualizados. São extremamente úteis para criação de atividades educacionais. O sistema de símbolos PCS está disponível no
Brasil por meio do software Boardmaker.
Mitos e ideias errôneas sobre o que é o
PECS
Mito 1: Se usarmos figuras de qualquer tipo
estamos usando PECS. Muitas vezes, o uso de figuras para auxiliar na
compreensão de instruções verbais ou como suportes visuais (por exemplo, em
rotinas ou agenda) é rotulado como PECS. Reconhecemos que essas habilidades são
importantes, porém isso não é PECS. O PECS propicia essencialmente a
comunicação expressiva isto é, dá às pessoas que apresentam dificuldades de
comunicação uma forma funcional de expressar suas necessidades, escolhas e
vontades. As pessoas aprendem a usar figuras para se comunicar expressivamente.
Mito 2: Usando o PECS o desenvolvimento da
fala será inibido. Em vez de dificultar o desenvolvimento da fala, o PECS irá
promovê-la. Pesquisas indicam que quando o PECS é implementado, a fala pode
emergir em muitas pessoas. Elas primeiro aprendem ‘como’ se comunicar, ou seja,
quais são as regras básicas da comunicação e, em seguida, o uso da fala é
promovido através de oportunidades (utilizando altos níveis de reforçadores),
fornecendo condições ideais para o aparecimento e desenvolvimento de
vocalizações. A fala é um dos resultados do uso do PECS, entretanto, ela não
pode ser garantida. Para aquelas pessoas que não desenvolvem a fala, o PECS
fornece um sistema de comunicação alternativo excelente e essa aprendizagem
pode ser transferida para o uso de aparelhos de alta tecnologia.
Mito 3: O PECS é apenas para pessoas que não
falam. O PECS fornece um sistema de comunicação muito eficaz para pessoas que
não falam e também ensina habilidades importantes para aquelas que falam. O
PECS estimula o desenvolvimento da fala e ainda fornece as ferramentas
necessárias para o aprendizado de habilidades de comunicação, iniciação e
linguagem. O PECS enfatiza o ensinamento de como uma pessoa se aproxima da(s)
outra(s) para iniciar a comunicação interativa. Muitas pessoas são capazes de falar
usando uma gramática e um vocabulário ricos, porém só são capazes de fazê-lo se
alguém iniciar a conversa. O PECS fornece um meio para essas pessoas aprenderem
habilidades sociais e de iniciação da comunicação. O PECS também pode ser usado
para ensinar linguagem e expandir o vocabulário. Para pessoas que falam apenas
palavras soltas, mas não formulam frases simples, o PECS pode ajudar a expandir
o uso do discurso. Para aquelas que têm vocabulário limitado a alguns tópicos,
o PECS pode fornecer as ferramentas necessárias para ampliá-lo.
Mito 4: O PECS é apenas para crianças mais
novas. O PECS tem sido usado ao redor do mundo com pessoas entre 14 meses e 85
anos, apesar de o processo de aprendizagem poder variar para pessoas de idades
diferentes e dificuldades de comunicação diversas. O PECS é um sistema de
comunicação eficaz e funcional para todas as idades. O PECS pode ser um sistema
de comunicação alternativa (único método) para aqueles que não falam ou um
sistema de comunicação aumentativa (suplementar) para aqueles que falam.
Agora
vejamos algumas atividades utilizando os PECS;
Publico alvo: estas atividades são destinadas
a pessoas com dificuldades na comunicação oral, pode ser utilizada por crianças
e adultos que necessitem deste recurso para facilitar sua comunicação diária e
pode ser adaptadas conforme as necessidades das mesmas.
1ª Atividade:
Esta
atividade permite ao aluno compreender as ordens e regras sociais praticadas
dentro da rotina escolar, ajuda a pessoa com dificuldades de comunicação a
adaptar-se na escola seja ela criança ou jovem.
2ª Atividade:
Nesta atividade pode ser
empregada na escola e em casa para ajudar o aluno na socialização e no
autocontrole pessoal, demostrando através das gravuras ações que podem ajudar
na compreensão das regras sociais.
3ª Atividade:
Nesta atividade o aluno irá compreender determina expressões do cotidiano que irá lhe ajudar no desenvolvimento da interação e comunicação com seus pares.
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Fonte Bibliografica:
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Caderno-
pedagógico- autismo/ pdf
Adorei a escolha das figuras. As da primeira atividade, esboçam perfeitamente as atividades que são realizadas na escola, além de ensinar de forma clara e objetiva as regras sociais vivenciadas lá. As da segunda atividade, também abordando regras sociais, podem ser utilizadas nos âmbitos escolar e familiar e apresentam também muita objetividade. As figuras da terceira atividade são excelentes para interação social em casa e na escola. Vou copiar. Parabéns...
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