Avanços e desafios nas
políticas públicas para crianças e adolescentes com necessidades especiais.
Durante
a pesquisa na web achei neste blog um artigo muito interessante que trazia em
seu cunho de discussão uma analise do papel das leis, decretos e portarias que
garantem o direito a educação de qualidade a todos e inclusive a pessoa com
algum tipo de deficiência ou dificuldade de aprendizagem. Onde segundo a
Constituição Federal (1988,art. 205), a educação deve ser promovida ¨visando ao pleno desenvolvimento da pessoa e seu
preparo para a cidadania.¨
Segundo
o mesmo artigo, a partir da elaboração de leis que beneficiam o acesso a
educação escolar das pessoas com deficiência, os índices de matriculas nas
escolas regulares só vem aumentando desde o censo de 2003 a 2010 dados
registrados pelo MEC que mostram um crescimento das ações inclusivas no país.
Por
outro lado, embora a oferta tenha aumentado com anos o artigo faz referência a
entraves ainda pertinentes desta inclusão que são as barreiras atitudinais. Que
segundo Sassaki 2005, a eliminação destas barreiras só se dará por meio de
programas e práticas de sensibilização e de conscientização das pessoas em geral e da convivência na diversidade
humana resultando em quebra de preconceitos , estigmas e discriminação.
Portanto convidado a todos a entrar neste blog para ler na integra este
material.
19/05/2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário