Orientações
para o preenchimento do Formulário de
Registro
do Plano de AEE
O plano de
AEE são as ações desenvolvidas para atender as necessidades do estudante. São
específicas do AEE para que o estudante possa ter acesso ao ambiente e
conhecimentos escolares de forma a garantir a permanência, participação e
desenvolvimento do estudante na escola.
1. Identificação do aluno:
Solicitar na escola o prontuário do aluno para preenchimento.
2. Resumo do Caso:
Relatar
brevemente a história de vida do aluno.
3.Registro sobre uso de medicações:
Em contato com
a familia solicitar receita médica para registrar a medicação do aluno.Caso ele
não faça uso, indicar na ficha.
4.Tipo de dificuldade:
Tendo o
relato do caso em mãos, identifique e
assinale o tipo de problema que o aluno apresenta, pode assinalar mais de um
tipo. Registre no campo de observações aspectos relevantes que complementem o
item.
5. Habilidades, dificuldades,
intervenções e resultados esperados.
A- Função Cognitiva
Desenvolvimento Psicomotor:
Está relacionada ao processo de
maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e
orgânicas.
É sustentada por três conhecimentos
básicos: o movimento, o intelecto e o afeto.
Psicomotricidade, portanto, é um termo empregado para uma concepção de movimento organizado e integrado, em função das experiências vividas pelo sujeito cuja ação é resultante de sua individualidade, sua linguagem e sua socialização
Psicomotricidade, portanto, é um termo empregado para uma concepção de movimento organizado e integrado, em função das experiências vividas pelo sujeito cuja ação é resultante de sua individualidade, sua linguagem e sua socialização
Exemplos:Função
motora fina, função motora grossa, marcha, postura, descer escadas, pular
corda, dançar, recortar, equilibrio, coordenação olho-mão, jogar bola,
lateralidade, orientação espaço-temporal, postura, etc.
Esquema corporal:
observar condições de equilíbrio motor, a capacidade de aplicar conceitos
espaciais e de lateralidade em seu próprio corpo, se é capaz de reproduzir
estruturas rítmicas.
Coordenação grafo-
manual: observar a qualidade dos traçados realizados com instrumentos grossos e
finos, representação gráfica esquemática ou reconhecível.
Comunicação e linguagem
Compreensão verbal: compreensão de diálogo, entendimento das palavras e
seus significados aplicados, definição de palavras por suas características,
compreensão do significado de uma leitura oral de um texto ou explicação.
Raciocínio Verbal: compreensão de
relações de igualdade e diferença entre duas ou mais palavras, compreende
relações entre o essencial e secundário num texto ou numa história.
Fluência Verbal: faz relatos do cotidiano ou de histórias com seqüência
lógica e compreensiva, inventa frases, descreve cenas, faz narrativas orais,
manifesta e explica seus pensamentos ou idéias.
Memória
Memória visual: reconhece lugares conhecidos e desconhecidos, reconhece
itinerários de seu cotidiano, lembra-se de narrativas e reconta histórias
oralmente, repete uma seqüência de palavras significativas.
Memória verbal e numérica: relata coisas que fez durante o dia em seqüência
temporal correta, é capaz de dar recados em ambiente familiar ou escolar,
repete frases complexas, reconhece datas significativas como: aniversário,
páscoa e natal. Sabe dizer a sua idade e reconta contos e histórias com suas
próprias palavras.
Atenção e concentração
A atenção
trata da organização do comportamento, é a capacidade de se manter centrado na
atividade realizada.Exemplo: seleção e manutenção do foco,
concentração,compreensão de ordens, identificação de personagens, etc.
•
Nível de abstração; capacidade de representação ou
simbolização.Exemplo: verbal, escrita, desenho, gestual ou expressão corporal.
•
Nível de Generalização: capacidade de fazer uso de
determinado conceito em outros contextos ou situações.O desenvolvimento dessa
habilidade mantém relação com raciocinio, memória voluntária, a criatividade
dentre outras funções.
•
Criatividade: capacidade de solucionar problemas com
exito ou realizar atividades de formas diferenciadas, não convencionais, por
meio de desenhos, dramatizações, danças e etc. No entanto, a criatividade,
revela desenvolvimento das funções mentais superiores que, por sua vez, indicam
potencialidade e capacidade para internalização dos conteúdos abstratos e
complexos.
Raciocinio lógico: ao avaliar
o aluno, considere os seguintes aspectos: Compreensão de relações de igualdade
e diferença, reconhecimento de absurdos e capacidade de conclusões lógicas;
compreensão de enunciados; resolução de problemas cotidianos; resolução de
situações problema, compreensão do mundo que o cerca, compreensão de ordens e
enunciados, causalidade,sequencia lógica, etc.
Percepção: ao avaliar o aluno, considere
os seguintes aspectos: percepção visual, auditiva, tátil, sinestésica, espacial
e temporal.
Aprendizagem
Mencionar a estabização do alfabeto,nomes, números, sequência numérica,
etc.
Citar as fases da escrita segundo teoria da “Teoria da Psicogenese da
Lingua Escrita” de Emilia Ferreiro.
Avaliar a leitura e produção textual.
Avaliar a aprendizagem das operações matemáticas.
Compreensão de relações de igualdade e diferença, compreensão de
enunciados, capacidade de conclusões lógicas, resoluções de problemas
cotidianos, compreenção de ordens, causalidade, sequencia lógica, etc.
B- Área Emocional /
Afetiva / Social
Sociabilidade/ afetividade
É o envolvimento do aluno com os colegas, professores e funcionários,
além de ter relação com a questão do interesse de regular o comportamento, as
interrelações em sala de aula oportunizam “trocas” que resultam em aprendizagens significativas.
Relatar o relacionamento do aluno com a família e também como ela aceita
a deficiencia e apoia os atendimentos. E como é a relação com o meio social.
Por exemplo:Estado emocional, reação a frustração, interação grupal,
cooperação, resistência as regras, timidez excessiva, enfrentamentos de medos e
inseguranças.
Atividade
da vida autônoma( AVA)
Ao avaliar o aluno, considere os
seguintes aspectos: se é capaz de ter autonomia em atividades da vida diária
como: comer, uso do banheiro, locomoção, vestir-se, calçar-se, abotoar as
roupas, higiêne pessoal, etc.
C. Desenho
Para Piaget a criança desenha menos o que vê e mais o que sabe. Ao desenhar ela elabora conceitualmente objetos e eventos. Daí a importância de se estudar o processo de construção do desenho junto ao enunciado verbal que nos é dado pelo indivíduo.
GARATUJA (2 aos 4 anos)
- Desorganizada:
movimentos
amplos e desordenados. Ainda é um exercício. Não há preocupação com a
preservação dos traços, sendo cobertos com novos rabiscos várias vezes.
- Ordenada:movimentos
longitudinais e circulares; coordenação viso-motora. Figura humana de
forma imaginária, exploração do traçado; interesse pelas formas.
- Nominada:
- Escrita.
PRÉ-ESQUEMÁTICA (4 aos 7 anos)
-
Conquista da forma;
-
Descobre a relação entre representação e coisa
representada;
-
Tanto o espaço quanto a cor são usados segundo seu
significado emocional e não tem, na maioria das vezes, relação com o real.
ESQUEMA ( a partir dos 7 anos)
- Organiza a forma no espaço do papel;
-
Repete esquemas desenvolvidos para uma determinada
coisa;
-
Tamanho e proporção são relativos ao sentimento, mas
também ao conhecimento sobre as coisas, assim como a cor.
REALISMO (início aos 8 anos)
-
Muitos adultos não chegam a esta fase;
-
Preocupação em fazer construção exata do real;
-
Preocupação estética;
-
Maior exigência;
-
Figuras humanas diferenciadas;
-
Figura-fundo;
-
Pintura
6. Outros Dados que são Importantes para a elaboração do Plano.
Vamos pesquisar, dentro das ações
necessárias, o que já existe disponível na U.E., o que o aluno traz com ele.
7. Objetivos do plano
Considerando as necessidades listadas
, organize seus objetivos de intervenção de forma clara e prática.
Com base
nas dificuldades enfrentadas pelo estudante na participação e desempenho de atividades
para seu aprendizado e com base nas potencialidades deste estudante, liste
quais são os objetivos.
8.Organização do atendimento
Para atingir estes objetivos como você
propõe a organização dos atendimentos de AEE?
Incluir o
período para o desenvolvimento da atividade. Observar a coerência entre o
período pretendido e a realização da atividade, e analisar o desempenho do
estudante ao longo das atividades.
9
Atividades Pedagógicas a serem desenvolvidas no atendimento ao estudante
Para
atender a cada um dos objetivos propostos descreva atividades que pretende
realizar.
10-Seleção
de materiais a serem produzidos para o estudante. Necessidades de adequações.
(Por
exemplo, para comunicação facilitada ou alternativa). Reveja os objetivos e as
atividades propostas e relacione os materiais necessários para a efetivação de
sua proposta.
11-Recursos Humanos previstos.
Indicar a
necessidade de A.D.I.
12. Seleção de materiais e equipamentos
que necessitam ser adquiridos
(Informática acessível/tecnologia
assistiva, mobiliário adaptado,...). Dos materiais selecionados no item 5,
quais não estão disponíveis em sua escola e necessitam ser adquiridos?
13- Tipos
de parcerias, profissionais e/ou instituições, produção de materiais para o aprimoramento
do atendimento ao aluno.
A partir
das informações que você já tem do caso, que profissionais poderão colaborar
com o AEE para que haja maior compreensão do caso e que possivelmente possam se
tornar parceiros de um trabalho em rede colaborativa?
Exemplo:
Capsi, Psicólogo, Neurologista, Fisioterapeuta, Psiquiatra, Fonoaudiólogo,
Oftalmologista. CRS. UBS, AACD, AMA, APAE etc.
Pensando
nos profissionais já listados no item anterior, como você proporia o trabalho
em parceria?
Que
mecanismos deveriam ser constituídos para que haja o fortalecimento desta
equipe, a comunicação imediata das novidades e novos propósitos (necessidades)?
Que instituições podem colaborar com o projeto de inclusão de seu estudante e
de que forma isto poderia acontecer?
Descrever os recursos/materiais que serão produzidos e utilizados para o
aluno no AEE.
14. Lista dos principais resultados
esperados
Faça uma
lista dos principais resultados esperados. Cada um dos objetivos projetados
deverão produzir resultados pela intervenção do AEE. Quais são os resultados
que você espera em cada um dos objetivos propostos? Esta projeção será muito
importante para verificações em reavaliações.
Quando um
objetivo não for alcançado poderemos revê-lo e adequá-lo ou então, precisaremos
mudar as estratégias (atividades) propostas no atendimento.
15.
Orientação sobre os serviços e recursos oferecidos ao estudante na comunidade
escolar.
A quem e
quais? Descreva a quem o AEE irá orientar e quais são as informações relevantes
a serem passadas, no caso apresentado.
16.Avaliação dos resultados
Visa
antecipar ou indicar maneiras de como avaliar os resultados esperados.
Indicação das formas de registro.
•
O
plano deverá ser avaliado durante toda a sua execução.
•
O
registro da avaliação do plano deverá
ser feito em um caderno ou ficha de acompanhamento,onde serão descritos pelo
professor do AEE o uso do serviço e do recurso em sala de aula, durante o AEE e
no ambiente familiar.
•
No
registro deverão constar as mudanças observadas em relação ao estudante no
contexto escolar. O que foi que contribuiu para as mudanças observadas. De que
forma as ações do plano de AEE repercutiram no desempenho escolar do estudante.
17. Reestruturação do Plano
(semestralmente)
Relacionar
pontos de reestruturação do Plano de AEE, caso os resultados esperados não
sejam atingidos.
•
Pesquisar
e implementar outros recursos.
•
Estabelecer
novas parcerias.
•
Outros.
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