relogio

quinta-feira, 1 de maio de 2014



DIFERENÇA ENTRE SURDOCEGUEIRA E DEFICIENCIA MÚLTIPLA


SURDOSEGUEIRA

Conforme Lagati (1995, p. 306), a Surdocegueira é uma condição que apresenta outras dificuldades além daquelas causadas pela cegueira e pela surdez. O termo hifenizado indica uma condição que somaria as dificuldades da surdez e da cegueira. A palavra sem hífen indicaria uma diferença, uma condição única e o impacto da perda dupla é multiplicativo e não aditivo.

Mc Innes (1999),subdivide as pessoas com surdocegueira em quatro categorias:


  • Indivíduos que eram cegos e se tornaram surdos;
  • Indivíduos que eram surdos e se tornaram cegos;
  • Indivíduos que se tornaram surdocegos;
  • Indivíduos que nasceram ou adquiriram surdocegueira precocemente, ou seja, não tiveram a oportunidade de desenvolver linguagem, habilidades comunicativas ou cognitivas nem base conceitual sobre a qual possam construir uma compreensãode mundo.
Mc Innes (1999) ressalta ainda que indivíduos com surdocegueira demonstram dificuldade em observar, compreender e imitar o comportamento de membros da família ou de outros que venha entrar em contato, devido à combinação das perdas visuais e auditivas que apresentam. Por essa razão possuem necessidades especificas tais como:


  • ·         Experiências sensórias;
  • ·         Vivencias e interação social;
  • ·         Atividades que os incentivem a utilizar sua visão e audição residual;
  • ·         Uma pessoa para mediar e trazer informações de maneira integral e coerente se torna    imprescindível;
  • ·         Sistemas adequados de comunicação;
  • ·  Ambiente planejado e organizado adequadamente para inserção da pessoa com surdocegueira, favorece a interação com pessoas e objetos. Isso a auxilia a realizar antecipações, obter pistas e escolher com quem quer estar e quais as atividades que deseja fazer.
  • ·          Na comunicação, necessita de um professor ou outro interlocutor para  antecipar o que vai acontecer ou o local em que vai acontecer a atividade;
·         Estabelecer na infância a estimulação precoce adequada para evitar que essas  pessoa ao crescer, tornar-se um jovem ou adulto com comportamentos inadequados para se comunicar;

DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA

São consideradas pessoas com deficiência múltipla aquelas que "têm mais de
uma deficiência associada. É uma condição heterogênea que identifica diferentes
grupos de pessoas, revelando associações diversas de deficiências que afetam, mais
ou menos intensamente, o funcionamento individual e o relacionamento social"
(MEC/SEESP, 2002).

 Esses alunos constituem um grupo com características específicas e peculiares e, consequentemente, com necessidades únicas. Por isso, faz-se necessário dar atenção a dois aspectos importantes: a comunicação e o posicionamento.


Comunicação

Na comunicação será necessário um mediar deste aluno com o meio, pois muitos comportamentos que podem parecer estranham, não passam na verdade de uma forma de se comunicar e expressar seus desejos e vontade. Por isso estimular sua comunicação com estratégicas específicas são de suma importância para promover sua autonomia  comunicativa.

Posicionamento

Trata-se de colocar o aluno sentado na cadeira de rodas ou em uma cadeira comum ou, ainda, deitado de maneira confortável em sala de aula para que possa fazer uso de gestos ou movimentos com os quais tenham a intenção de comunicar-se e desfrutar das atividades propostas. Neste sentido é necessário dá atenção ao campo visual, colocando esse aluno em um ângulo ajustável para que ele tenha melhor proveito de resíduo visual e possa se adequar posturalmente.

Em ambas as deficiências são necessários recursos pedagógicos que os ajudem a desenvolver a comunicação, pois muitos terão dificuldades fonoarticuladoras, motoras ou neurológicas que comprometerão na sua forma de se comunicar. Para atender tais necessidades e desenvolver a comunicação da pessoa com Surdocegueira e DMU alguns recursos devem ser utilizados para evitar prejuízos no processo de
simbolização das experiências vividas, por acarretar carência de sentido para as mesmas. 

Para desenvolver a aprendizagem desses alunos a escola deve ser acolhedora no sentido de tornar o ambiente escolar mais agradável e acessível, oferecendo a estes a oportunidades de autoconhecimento de si, através de experiência com meio ambiente e contato direto com estímulos reais. Dessa forma o Aluno com surdocegueira e DMU terá maior motivação para aprender.

Para ajudar na aprendizagem desses alunos a sala de aula e o AEE devem utilizar recursos pedagógicos como:


  • ·         A caixa de antecipação: para alunos que ainda não têm nenhum sistema formal de comunicação;
  • ·          O calendário: para o desenvolvimento da noção de tempo e para estabelecer a compreensão das rotinas;
  • ·         Adequações visuais: como iluminação, posição e distância, uso do quadro negro ou lousa com cores contrastes e letras visíveis, movimentação do professor que deve ser cuidadosa para não interferir visualização e comunicação desses alunos, matérias adaptados e ou adequados conforme a necessidades especificas de cada aluno, bem como o uso da tecnologia assistiva e instrumentais de acompanhamento da aprendizagem do aluno;  
  • ·         Atividades da vida autônoma: Onde oportuniza a esses alunos a conviver com suas limitações de uma forma mais independente no que se refere ao cuidado consigo e o meio social;
  • ·         Atividades de escrita em Braille: Para oportunizar sua alfabetização e leitura de matérias diversos, dando a pessoa com comprometimento visual autonomia na vida diária;


Contudo, para desenvolver um bom trabalho com alunos que tenham Surdocegueira e DMU é necessário a parceria com a escola, profissionais da saúde, AEE e principalmente ter a colaboração da família nesse processo. O atendimento educacional especializado bem consciente de seu trabalho será um instrumento eficiente para ajudar esses alunos a evoluírem, tanto no campo educacional, como social que certamente contribuirá para a formação de uma verdadeira escola inclusiva. 

   



   



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